A renomada atriz brasileira, Paolla Oliveira, de 41 anos, compartilhou recentemente o motivo por trás de sua decisão de publicar fotos sem retoques e mostrar seu corpo real com menos pudor em suas redes sociais. Em uma entrevista exclusiva ao programa Fantástico, ela revelou que as críticas negativas que recebia passaram a ter menos importância em sua vida.
“Ao observar a onda de mulheres admirando seus corpos reais nas redes sociais, comecei a enxergar as críticas de uma maneira mais distanciada“, disse a atriz durante a entrevista. “Mas o mais interessante disso tudo é que eu não acordei um dia e decidi que meu foco seria o corpo. Fui provocada“, acrescentou. “Essa provocação já vem acontecendo há anos. E imagino que muitas mulheres estejam assistindo agora e também sintam essa provocação constantemente. O problema é que muitas vezes nos calamos“.
Paolla Oliveira também compartilhou como se sentiu ao ser criticada por um vídeo em que participava de um ensaio na quadra da escola de samba Grande Rio, onde é rainha de bateria. Alguns internautas afirmaram que ela havia engordado e perdido a forma física, enquanto outros comentavam sobre a inevitabilidade do envelhecimento.
“Você pode imaginar como é se arrumar, se sentir linda, usar uma roupa maravilhosa e ir para o ensaio“, lamentou a atriz. “Cheguei lá e fui criticada, massacrada. É desanimador. Você não quer mais voltar. Eu não me sentia daquela forma, estava bem, feliz“.
Decidida a não ficar mais em silêncio diante dessas situações, Paolla Oliveira revelou que agora responde e argumenta contra as críticas recebidas. “Eu me sinto corajosa por estar fazendo isso”, afirmou. “Mesmo sendo privilegiada como uma mulher branca padrão e bem-sucedida, eu estou dizendo: eles não vão me deixar em paz“.
A atriz também apontou um aspecto machista e misógino nas críticas que recebe. “Provavelmente, aqueles que estão decidindo a ordem mundial das coisas não estão sendo questionados sobre se a gravata combina com o terno“, comparou.
Apesar de afirmar que a maioria das críticas recentes vem de homens, Paolla Oliveira disse que fica surpresa quando os comentários negativos vêm de mulheres. “Não sou eu quem vai apontá-las“, destacou.
Com o intuito de conscientizar e defender a sororidade, ela cogita produzir vídeos para chamar a atenção daquelas que descredibilizam outras mulheres. “Ela está passando talvez pela mesma situação que você já passou. Mesmo que você não perceba, se olhar com atenção, verá que todos estão ali bem perto, sendo julgados, apontados, objetificados e diminuídos“.
Apesar de levantar a bandeira do corpo real e livre de padrões estéticos, Paolla Oliveira enfatizou que não pretende deixar sua vaidade de lado. “Não é sobre isso. Eu não vou deixar de me cuidar, de fazer nada“, afirmou.
Com essa atitude corajosa e inspiradora, a atriz busca romper com os estereótipos e incentivar a aceitação do corpo real, além de fomentar o respeito e a empatia entre as mulheres.