Nesta noite de quinta-feira (02), aconteceu a terceira Prova do Líder no Big Brother 23. A dinâmica era em uma disputa dupla de agilidade e o brother que encerrasse todo o percurso sem cair em nenhum dos obstáculos se tornaria o novo líder do BBB23
Na primeira rodada, entre os brothers Paula e Antônio Cara de Sapato, o lutador se deu a melhor, fazendo a prova em apenas 39 segundos e 881 milésimos. A integrante do Pipoca acabou sendo desclassificada por colocar o pé no chão, mas mesmo que conseguisse concluir, não passaria o concorrente.
Além de Aline Wirley e Larissa, que caíram durante a prova, Bruna e Bruno também não conseguiram superar o tempo do segundo líder do reality show. Gaga esqueceu de apertar o segundo checkpoint, o que o desclassificaria, mesmo que tivesse feito um bom tempo.
Gustavo, que disputou com Tina, conseguiu completar a prova com 31 segundos e 238 milésimos. No entanto, ele foi desclassificado por colocar a pontinha do pé no chão. Já a integrante do Pipoca não conseguiu perto de fazer o tempo do concorrente e também foi desclassificada.
Amanda e Mc Guimê tentaram, mas não conseguiram superar o tempo do brother. Já Key Alves, Domitila Alves e Fred Nicácio foram desclassificados, sendo que os dois primeiros caíram no provôdromo e Fred esqueceu de apertar um dos botões. Miss Alemanha 2022 torceu o pé durante a Prova do Líder, necessitando de ajuda médica.
Ricardo também foi eliminado, caindo do provôdromo. Apesar disso, Cristian e Gabriel conseguiram superar o tempo de Cara de Sapato, com Vanelli, integrante do Pipoca, na liderança, com 34 segundos e 518 milésimos. Marvvila, Sarah Aline e Cezar Black também foram desclassificados, enquanto Fred não conseguiu completar a dinâmica e Cezar não superou o tempo do concorrente.
Após uma análise cuidadosa da prova, a produção do BBB23 anunciou ao vivo o novo líder: o empresário e fazendeiro Gustavo! Com uma performance impressionante de 31 segundos e 238 milésimos, ele conseguiu superar todos os outros brothers e ser consagrado como o novo líder da edição. Parabéns, Gustavo!