Nesta 6ª feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma declaração à CNN nos Estados Unidos, onde está para se encontrar com o presidente Joe Biden. De acordo com Lula, seu antecessor Jair Bolsonaro (PL) não tem chance de voltar ao Palácio do Planalto, pois foi impulsionado por uma “indústria de fake news”.
O petista ainda afirmou que as notícias falsas que circularam durante o mandato de Bolsonaro tiveram consequências graves para o país, ao invés de fornecer avanços.
“Vou te dizer uma coisa: Bolsonaro não tem nenhuma chance de voltar à Presidência da República”, declarou o presidente Lula à emissora norte-americana.
“Agora, vai depender da nossa capacidade de construir a narrativa correta do que ele representou para o Brasil”, disse ele.
Flávio Bolsonaro, senador do Partido Liberal (PL-RJ) e filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, afirmou em entrevista ao portal Poder360, publicada nesta sexta-feira (6), que seu pai deve concorrer novamente à presidência da República em 2026.
Como Senador, Flávio defende que o Brasil precisa seguir os ideais de seu pai para garantir a prosperidade e o crescimento do país. Seu apoio à pré-candidatura de Jair Bolsonaro em 2026 demonstra sua lealdade ao projeto de governo de seu pai para o Brasil.
“Independentemente de qual seja a decisão dele [Bolsonaro] lá na frente, certamente a direita vai estar muito bem representada com alguém próximo a nós, se não for ele próprio, obviamente. Na minha cabeça o trabalho é para que ele seja candidato em 2026”, declarou. A última eleição não foi positiva para Jair Bolsonaro, mas seu desempenho de 49,1% dos votos no segundo turno mostrou que ele ainda é um forte candidato. Muita coisa pode mudar até 2026, mas no cenário atual, Bolsonaro é visto como um aspirante à presidência bastante competitivo.
Lula disse que o ex-presidente teve a quantidade de votos que teve por causa da disseminação de notícias falsas. Essa é uma explicação que o petista propaga desde a campanha eleitoral.
“O que aconteceu é que nós tivemos uma indústria de fake news que nós não conseguimos combater em igualdade de condições. E eu estou convencido que nem todo mundo que votou no Bolsonaro é bolsonarista”, declarou.
Lula compara a política brasileira com a norte-americana
O presidente também comparou a política brasileira com a norte-americana e relacionou os cenários.
“Vamos ter eleições no Brasil depois das eleições nos Estados Unidos. Nós vamos ver como é que a coisa vai acontecer nos Estados Unidos porque aqui tem uma divisão muito marcada, igual tem o Brasil”, disse ele.
Lula ainda disse que polarização política é normal e acontece em diversos países.
“A única coisa estranha que aconteceu foi o que aconteceu aqui no Capitólio. Porque jamais a gente imaginava que, no país que simbolizava a democracia, alguém pudesse invadir o capitólio ou alguém pudesse ser tão desumano como era o presidente [Donald] Trump. E o Bolsonaro é uma cópia fiel”, declarou.