Uma nova onda de calor está prestes a atingir o Brasil, trazendo temperaturas extremas que podem superar os 40°C. Segundo especialistas da Climatempo, esse fenômeno será sentido especialmente nas regiões norte e oeste do Paraná, extremo oeste de Santa Catarina, além de algumas áreas no norte e oeste do Rio Grande do Sul.
Mas não serão apenas essas regiões que sentirão os efeitos dessa intensa onda de calor. São Paulo e Goiás também serão afetados, com temperaturas máximas previstas acima dos 37°C no oeste paulista, conforme informou o meteorologista Vinicius Lucyrio, da Climatempo.
A partir desta quinta-feira (9), a chegada de massas de ar quente vai dominar o Mato Grosso do Sul e o sudoeste de Mato Grosso. São Paulo continuará com altas temperaturas, com mínimas acima de 20°C e 24°C no oeste e norte do estado. O Rio de Janeiro também será impactado por esse evento climático.
De acordo com os especialistas, essa onda quente persistirá durante toda a sexta-feira (10) e ao longo do fim de semana. A expectativa é que o mês de novembro registre recordes mensais de temperatura em capitais como Palmas, Goiânia, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá e Campo Grande.
O meteorologista Vinicius Lucyrio destaca que estamos vivendo um evento climático histórico, com temperaturas disparando em todo o país. Na segunda-feira (13), é previsto um aumento ainda maior do calor, com temperaturas podendo ultrapassar os 40°C em estados como Tocantins, Bahia, Piauí, Espírito Santo, leste de Minas Gerais, interior de Pernambuco e Roraima.
Essa onda de calor histórica acontece em um momento em que normalmente esperamos uma maior umidade no país, com chuvas abundantes e radiação solar menos intensa. No entanto, estamos enfrentando um cenário oposto, com dias mais longos e uma radiação solar mais forte.
É importante que a população esteja preparada para lidar com essas altas temperaturas e tome medidas para se proteger do calor intenso, como hidratar-se adequadamente, evitar a exposição prolongada ao sol e buscar locais com ar-condicionado ou ventilados. Fiquem atentos às informações dos órgãos meteorológicos e cuidem da saúde durante esse período de calor extremo.
VEJA AS PRINCIPAIS REGIÕES AFETADAS:
- Mato Grosso do Sul
- Sul de Mato Grosso
- Sul e Oeste de Goiás
- Triângulo Mineiro
- Interior de São Paulo
- Vale do Ribeira
- Grande Rio
- Região dos Lagos
- Região de Campos
- Extremo norte do Paraná