Neste sábado (4), a embaixada do Brasil na Palestina divulgou a quarta lista de estrangeiros que receberam permissão para deixar a Faixa de Gaza. No entanto, infelizmente, os brasileiros não foram contemplados mais uma vez e terão que aguardar por uma nova lista, completando assim o quarto dia consecutivo de espera.
De acordo com o embaixador Alessandro Candeas, a nova lista inclui 386 cidadãos dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha. Além disso, segundo fontes oficiais do Egito, 55 egípcios também estão autorizados a sair.
Até o momento, cerca de 2.226 pessoas já receberam autorização para deixar Gaza através da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito. Essa medida visa facilitar a saída de estrangeiros que se encontram na região e desejam retornar aos seus países de origem.
O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, afirmou na sexta-feira (3) que o chanceler israelense, Eli Cohen, garantiu que os brasileiros conseguirão deixar a Faixa de Gaza até a próxima quarta-feira (8). No entanto, é importante ressaltar que os 34 brasileiros em questão não estavam inclusos na terceira lista de estrangeiros autorizados a sair divulgada ontem.
Vieira informou que Eli Cohen assegurou que todas as providências estão sendo tomadas para que os brasileiros tenham acesso às embaixadas do Brasil em Ramallah e no Egito, além de garantir o transporte até o aeroporto onde se encontra a aeronave da Força Aérea Brasileira que os levará de volta ao Brasil. O ministro também mencionou a possibilidade de antecipação dessa data.
O processo de negociação para a saída dos brasileiros durou alguns dias e, segundo Vieira, ele recebeu essa boa notícia de uma alta autoridade do governo de Israel. Além disso, as tratativas envolvem o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry, que assegurou que todo apoio necessário será dado aos brasileiros assim que a documentação for liberada na passagem de Rafah, permitindo que eles sigam para o aeroporto e embarquem diretamente para o Brasil.
A situação dos brasileiros em Gaza tem sido acompanhada de perto pelas autoridades brasileiras, que estão empenhadas em garantir a segurança e o retorno desses cidadãos ao país. Esperamos que a próxima lista inclua os brasileiros que aguardam ansiosamente por essa oportunidade de retornar ao lar.