CAPES vai pagar para 270 professores estudarem inglês de graça nos EUA
A CAPES anunciou a abertura de 270 vagas para o Programa de Desenvolvimento Profissional para Professores de Língua Inglesa nos Estados Unidos (PDPI). A seleção levará professores de inglês da educação básica, em efetivo exercício nas redes públicas de ensino, para participar de um curso de seis semanas em universidades nos EUA.
Cada Estado, e mais o Distrito Federal, terão 10 vagas distribuídas por modalidade, sendo 5 para o curso de nível básico, 3 para o intermediário, e 2 para o avançado. As três modalidades contarão com componentes curriculares específicos para o desenvolvimento de metodologias e objetos de aprendizagem, que deverão ser disseminados pelo professor bolsista após o seu retorno ao Brasil.
As inscrições são realizadas pela página da Comissão Fulbright, disponível em www.fulbright.org.br, com o preenchimento do formulário on-line até 15 de janeiro de 2025. O embarque para os EUA está previsto para acontecer entre 26 e 28 de junho.
Os candidatos ao curso de inglês poderão submeter uma única candidatura. Outros requisitos são: possuir nacionalidade brasileira ou, no caso de estrangeiros, residir no Brasil com visto permanente. Além disso, o candidato deve ser professor concursado, com estágio probatório concluído e estar ministrando aula de língua inglesa na rede pública federal, estadual, municipal ou distrital de educação básica, desde o ato da inscrição no Programa até a implementação da bolsa.
Somente serão classificados os concorrentes que obtiverem nota igual ou superior a 400 pontos no Test of English as Foreign Language – Institutional Testing Program – TOEFL ITP, com pontuação específica para cada modalidade de curso.
Quem for selecionado pela CAPES terá direito a passagem aérea internacional de ida e volta em classe econômica promocional, ajuda de custo no valor de US$700,00 a serem pagos na chegada aos EUA, além do reembolsa da taxa de solicitação de visto no valor de US$185,00, seguro-saúde, deslocamento nos EUA entre o aeroporto e a universidade, na ida e na volta; alojamento em instalações do campus universitário onde o curso será realizado, alimentação e taxas e materiais escolares.
A CAPES é a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, uma agência do Ministério da Educação (MEC) que atua na expansão e consolidação da pós-graduação no país.
Fonte: Segundo a Segundo