Acácio Luiz Costa, um dos principais líderes da CNN Brasil, tem sido incisivo em suas críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e seus aliados. Suas opiniões não poupam nem mesmo a primeira-dama, Janja da Silva.
No Twitter, Acácio se define como republicano, liberal, publicitário e radialista. Como secretário-executivo do conselho do canal de notícias, ele é uma figura de grande influência dentro da empresa, ficando abaixo apenas do presidente João Camargo.
Em 21 de abril, o profissional expressou sua repulsa com um emoji de vômito em relação a uma matéria da CNN sobre Janja sendo vista em uma loja de luxo em Lisboa. Uma internauta criticou a esposa do líder da esquerda no país por sua roupa, e Costa não perdeu a oportunidade de ironizar, usando o termo “EsBanja”.
No dia seguinte, o jornalista Guga Noblat fez uma postagem em defesa de Janja, explicando que ela havia comprado a gravata com seu próprio dinheiro. Em resposta, Acácio surpreendeu mais uma vez questionando a origem do dinheiro para a compra de 51 imóveis de uma só vez.
Quase uma semana depois, a CNN divulgou uma declaração de Lula com argumentos favoráveis ao político em geral. Acácio aproveitou a oportunidade para fazer seu ataque mais contundente até então, ironizando: “Falou o homem mais honesto“.
Chefão da CNN Brasil demonstra apoio público a bolsonaristas
Por outro lado, em julho passado, Acácio não economizou elogios a Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo e ex-ministro de Bolsonaro. O secretário também demonstrou apoio com emojis à Jovem Pan, que está sendo alvo de uma investigação do Ministério Público Federal.
Apesar de toda a repercussão em torno desses acontecimentos, a CNN Brasil ainda não se pronunciou oficialmente sobre o assunto. A contratação de Acácio foi feita por João Camargo em novembro do ano passado.