Escovar os dentes no chuveiro pode parecer uma rotina de higiene multitarefa que economiza tempo, mas dentistas em toda a América do Norte estão deixando o público saber que essa é uma maneira arriscada de limpar os dentes brancos perolados.
O que há de errado em escovar os dentes no chuveiro?
Os profissionais de odontologia estão citando três razões e estão preocupados com as altas temperaturas, mudança das cerdas da escova de dentes, transferência de bactérias e maior chance de quedas.
QUANTAS VEZES POR SEMANA DEVE-SE LAVAR O CABELO? DEPENDE, DIZEM ESPECIALISTAS
Aqui está o que os dentistas querem que você saiba antes de pular a pia do banheiro.
O calor danifica as cerdas da escova de dentes
Alta temperatura e vapor não são bons para a longevidade de sua escova de dentes, de acordo com Parul Dua Makkar, médico em cirurgia odontológica e proprietário da PDM Family Dental em Jericho, Nova York.
“Expor uma escova de dentes ao calor e à umidade enfraquece as cerdas e a torna ineficaz”, disse Makkar à Fox News Digital. “Sempre guarde uma escova de dentes em um local fresco e seco, longe do chuveiro e do banheiro, pois as bactérias adoram se multiplicar em condições úmidas e úmidas.”
Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA recomendam a substituição da escova de dentes a cada três a quatro meses. Alguns podem precisar substituir a escova de dentes mais cedo se as cerdas parecerem gastas.
Para uma saúde bucal ideal, o CDC sugere que as pessoas escovem bem os dentes duas vezes ao dia e usem fio dental diariamente para remover o acúmulo de placa.
Chuveiros são um risco de contaminação cruzada
Arun Narang, um dentista cosmético e restaurador de Toronto que é CEO da Dr. Arun Narang & Associates Smile by Design, disse à Fox News Digital que as pessoas que optam por escovar os dentes no chuveiro aumentam o risco de contaminação cruzada prejudicial.
“Escovar os dentes no chuveiro pode economizar tempo, mas expõe você a mais bactérias”, disse Narang. “Banheiras e chuveiros normalmente são locais ideais para o crescimento de bactérias porque estão constantemente úmidos, quentes e às vezes compartilhados com outros membros da família”.
É MELHOR TOMAR BANHO À NOITE OU DE MANHÃ?
Colocar uma escova de dentes perto da parede do chuveiro pode transferir bactérias que cresceram na superfície para as cerdas da escova, que podem ser transferidas para uma pessoa durante a próxima escovação.
“Uma pia não tem tantos problemas porque você não fica de pé nela como se estivesse no chuveiro e tem tempo para secar entre os usos”, explicou Narang. “Além disso, uma pia não produz o vapor que um chuveiro produz, causando umidade.”
E o enxaguante bucal?
Mesmo que uma pessoa siga a escovação dos dentes no chuveiro com enxaguatório bucal, não há promessa de que bactérias de contaminação cruzada em potencial sejam eliminadas dos dentes, de acordo com Fatima Khan, médica odontológica da Altus Dental em Houston, Texas, uma clínica odontológica geral. .
“Certos anti-sépticos antissépticos eliminam 99,9% das bactérias em sua boca, o que pode incluir as bactérias se houver contaminação cruzada”, disse Khan à Fox News Digital. “No entanto, não há estudos de longo prazo sugerindo que o uso de enxaguatório bucal anule esse efeito.”
Khan também alertou que os anti-sépticos bucais “não discriminam entre bactérias boas e ruins” e podem eliminar bactérias saudáveis da boca de uma pessoa.
VÍDEO DE CABELEIREIRO DE MULHER NO TIKTOK DIZ QUE ESTAMOS TODAS LAVANDO O CABELO ERRADO
“Sabemos agora que o uso regular de enxaguatório bucal antisséptico pode ser prejudicial ao seu microbioma oral e deve ser evitado”, disse ela.
Os produtos de limpeza dos dentes podem tornar o piso do chuveiro escorregadio.
Enquanto alguns profissionais da odontologia alertam veementemente que os produtos de limpeza dos dentes podem aumentar a chance de uma pessoa escorregar e cair acidentalmente, isso também pode acontecer com outros produtos de banho escorregadios, incluindo sabonetes, sabonete líquido, xampus, condicionadores e muito mais.
“O risco de queda pode ser o mesmo de outros produtos”, disse Khan.
CLIQUE AQUI PARA ASSINAR NOSSA NEWSLETTER DE ESTILO DE VIDA
“No entanto, se você estiver usando um enxaguante bucal à base de óleo, isso pode aumentar ainda mais o risco de queda”, continuou ela. “Além disso, resíduos oleosos podem deixar o chão escorregadio mesmo depois de terminar o banho, por isso prossiga com cuidado.”
E se você não puder desistir de escovar os dentes no chuveiro?
Mesmo que os dentistas não recomendem escovar os dentes no chuveiro, existem precauções que as pessoas podem tomar se não conseguirem interromper sua rotina multitarefa de higiene oral, de acordo com Amber Bonnaig, médica em cirurgia odontológica e diretora odontológica da DentaQuest Georgia, uma prática odontológica no estado de Peach.
“Para aqueles que escovam os dentes no chuveiro, a coisa mais importante a lembrar é guardar a escova de dentes fora do chuveiro para evitar que as bactérias, que podem crescer no chuveiro molhado, sejam transferidas para a escova de dentes e, eventualmente, para a boca”, Bonnaig disse à Fox News Digital.
Ela continuou: “Seja no chuveiro ou na pia, escovar duas vezes ao dia por dois minutos é fundamental para alcançar e manter uma boca saudável”.