Donald Trump afirmou que será preso na terça-feira e convocou protestos para “tomar nossa nação de volta”.
Em um furioso post em letras maiúsculas em sua página Truth Social, o ex-presidente protestou contra “um escritório do promotor distrital corrupto e altamente político de Manhattan”, que provavelmente apresentará acusações contra Trump por causa de um pagamento clandestino feito à estrela de cinema adulto Stormy Daniels antes das eleições de 2016.
“AGORA VAZAMENTOS ILEGAIS DE UM CORRUPTO E ALTAMENTE POLÍTICO ESCRITÓRIO DE PROCURADORES DO DISTRITO DE MANHATTAN, QUE PERMITIU QUE NOVOS RECORDES SEJAM ESTABELECIDOS EM CRIMES VIOLENTOS E CUJO LÍDER É FINANCIADO POR GEORGE SOROS, INDICAM QUE, SEM CRIME PODER SER COMPROVADO, E COM BASE EM UM VELHO E TOTALMENTE DESBENIFICADO (POR VÁRIOS OUTROS PROMOTORES!) CONTO DE FADAS, O LÍDER CANDIDATO REPUBLICANO E EX-PRESIDENTE DOS ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA, SERÁ PRESO NA TERÇA-FEIRA DA PRÓXIMA SEMANA. PROTESTE, RECUPERE NOSSA NAÇÃO!” senhor trump postado no Truth Social.
A alegação do ex-presidente duas vezes acusado de que ele será levado sob custódia policial no início da próxima semana vem menos de um dia depois de relatos de que as autoridades policiais em Nova York estão se preparando silenciosamente para a possibilidade de que Trump atiçará a agitação civil se ele for sujeito a qualquer forma de responsabilidade legal.
Um porta-voz de Trump alertou que não há indicação sobre o momento exato de qualquer acusação.
“Não houve nenhuma notificação, além de vazamentos ilegais do Departamento de Justiça e do escritório do promotor, para a NBC e outros veículos de notícias falsas, de que o promotor democrata de esquerda radical financiado por George Soros em Manhattan decidiu levar sua caça às bruxas para o próximo nível. O presidente Trump está destacando com razão sua inocência e o armamento de nosso sistema de injustiça. Ele estará no Texas no próximo fim de semana para um rali gigante. Torne a América grande novamente!” o porta-voz disse em um comunicado.
O apelo do ex-presidente por “protesto” para “tomar nossa nação de volta” no dia em que ele diz que será preso é um claro eco de seu apelo para que apoiadores desçam a Washington DC na preparação para a certificação final de sua derrota nas eleições de 2020 para Joe Biden.
Na época, Trump convocou um protesto “selvagem” em 6 de janeiro de 2021, dia em que o Congresso deveria realizar essa certificação em uma sessão conjunta presidida pelo então vice-presidente Mike Pence.
Depois que o então presidente fez um discurso incendiário perto da Casa Branca, no qual convocou seus partidários a “lutar como o inferno”, uma multidão liderada por extremistas violentos começou a agredir policiais e invadiu o Capitólio na esperança de impedir a certificação de seu 2020 derrota eleitoral.
O escritório do promotor distrital de Manhattan ainda não indicou que o Sr. Trump foi realmente acusado no caso de suborno – ou qualquer outro. Mas a investigação baseada em Nova York é apenas uma das várias áreas potenciais de risco criminal para o ex-presidente.
Trump também enfrenta a possibilidade de acusações de promotores no condado de Fulton, na Geórgia, e de duas investigações federais separadas agora lideradas por um conselheiro especial do Departamento de Justiça, Jack Smith.
Os principais políticos republicanos foram rápidos em defender Trump, apesar das dificuldades legais que ele parece estar enfrentando devido a acusações ainda não anunciadas.
Os legisladores que correm para defender o ex-presidente o fizeram sem consciência ou conhecimento de qualquer possível acusação; Os republicanos estão travando uma batalha de relações públicas com o objetivo de minar qualquer processo criminal contra o ex-presidente, o homem que ainda tem mais chances de ser o candidato do Partido Republicano em 2024.
ICYMI: Juiz que poderia decidir o destino de Trump já viveu com Brett Kavanaugh, juiz da Suprema Corte
O novo juiz-chefe do Tribunal Distrital em Washington, DC, que supervisionará as investigações do conselho especial do ex-presidente Donald Trump pelo Departamento de Justiça, já foi colega de quarto do nomeado para a Suprema Corte de Trump, Brett Kavanaugh, enquanto eles estavam na faculdade de direito.
ICYMI: NYPD e FBI planejam segurança para possível indiciamento de Trump enquanto ex-presidente pede protestos
Agências de aplicação da lei nos níveis local, estadual e federal estão se preparando para a possibilidade de que Donald Trump possa ser indiciado já na próxima semana em relação ao pagamento de silêncio a Stormy Daniels.
Avaliações preliminares de segurança estão sendo realizadas e as autoridades estão discutindo possíveis planos de segurança nas proximidades do Tribunal Criminal de Manhattan, na 100 Centre Street, caso Trump compareça pessoalmente para enfrentar as acusações, de acordo com a NBC News, citando cinco altos funcionários familiarizados com os preparativos. .
ICYMI: Trump se enfurece com Truth Social enquanto ele corteja doações de apoiadores
Depois de solicitar doações de seus apoiadores por meio de sua conta Truth Social, Donald Trump mais uma vez invocou uma retórica inflamatória e apocalíptica em torno de sua campanha de 2024 e possíveis acusações criminais depois de prever que seria preso na terça-feira.
Outra postagem em letras maiúsculas no sábado – cerca de 45 minutos depois de pedir aos apoiadores que “enviassem sua contribuição” para sua campanha – convocou seus apoiadores a “protestar, protestar, protestar” para “salvar a América”.
Essa postagem seguiu sua outra postagem em letras maiúsculas, instando seus seguidores a “protestar” depois que ele seria preso na próxima semana.
Em uma postagem subsequente, ele mais uma vez afirmou que os EUA estão sendo “conduzidos à Terceira Guerra Mundial” enquanto o governo Biden está “matando nossa nação”.
Um porta-voz de Trump disse que ele escreveu suas postagens sem nenhum conhecimento direto do momento de qualquer prisão.
‘Ninguém está acima da lei’: os críticos condenam a declaração ‘imprudente’ de Trump enquanto ele alimenta a inquietação sobre a acusação
Os grupos de ativistas e críticos de Donald Trump condenaram sua retórica inflamatória e uma declaração do presidente da Câmara, Kevin McCarthy, enquanto os republicanos rapidamente se uniram em defesa do ex-presidente contra um possível processo criminal.
A ex-presidente da Câmara, Nancy Pelosi, também condenou o anúncio “imprudente” de Trump prevendo sua prisão, que ela disse ter sido usado para “manter-se no noticiário e fomentar a inquietação entre seus apoiadores”, enquanto ele continua a usar a retórica apocalíptica em torno de sua campanha de 2024 e possíveis acusações criminais.
O líder republicano emitiu um comunicado acusando o escritório do promotor distrital de Manhattan de um “ultrajante abuso de poder” e anunciou que instruirá os comitês da Câmara a “investigar imediatamente se fundos federais estão sendo usados para subverter nossa democracia, interferindo nas eleições com processos politicamente motivados”. .
O deputado democrata dos Estados Unidos, Ted Lieu, reagiu à sugestão de McCarthy de que os promotores de Nova York estão “subvertendo a democracia” com sua investigação criminal.
“Você ao menos sabe quais são as acusações? Você já viu alguma das evidências do grande júri? Não”, escreveu Lieu. “Você está sendo um político covarde e partidário que não respeita o estado de direito. Na América, ninguém está acima da lei, incluindo a pessoa a quem você dobra o joelho”.
Haverá protestos?
Nas mídias sociais de extrema-direita, onde convergem os influenciadores do QAnon e os nacionalistas cristãos, o debate sobre a religião de Marjorie Taylor Greene e se Donald Trump é o salvador de uma nação em declínio e o partido republicano foi reacendido.
Agora, com o anúncio de Trump de que ele espera ser preso na terça-feira, as contas do QAnon com muitos seguidores no Truth Social estão ecoando seu slogan aceleracionista “confie no plano”, acreditando que sua possível prisão acabará por cair uma queda nacional.
Com o apelo de Trump para que seus apoiadores “protestem, protestem, protestem”, a discussão sobre sua prisão mudou para denunciar a investigação do promotor distrital de Manhattan e criar uma retórica mais animada e dramática sobre o estado dos EUA. Isso contrasta fortemente com o ataque de 6 de janeiro ao Capitólio dos EUA, que foi organizado abertamente em plataformas de mídia social.
É claro que o governo Biden blindou o governo federal contra Trump, levando muita especulação sobre o que virá a seguir para o ex-presidente. Como esse debate continua a se restringir nas mídias sociais de extrema-direita, ainda não se sabe qual será o resultado final.
O influenciador do QAnon, The Patriot Voice, disse que o protesto mais eficaz seria usar chapéus vermelhos “MAGA”. Laura Loomer disse aos apoiadores para não aparecerem do lado de fora de Mar-a-Lago porque as ruas provavelmente serão fechadas; em vez disso, ela disse às pessoas para comparecerem ao seu primeiro comício de campanha de 2024 no Texas em 25 de março.
Ali Alexander, um dos organizadores dos comícios Stop the Steal que agora está fazendo campanha ao lado do supremacista branco Nick Fuentes para Kanye West, escreveu: “Anteriormente, eu disse que se Trump fosse preso ou sob ameaça de uma passeata criminosa, 100.000 patriotas deveriam fechar todas as rotas para Mar-a-Lago. Agora, estou aposentado. Vou orar por ele!
Ele também disse que falou com Alex Jones e “ele também não está protestando”.