A notícia do falecimento de Jéssica Vitória tem causado comoção nas redes sociais. A jovem de 22 anos, que lutava contra a depressão, perdeu a vida após ser alvo de uma onda de ataques pessoais, decorrentes de uma fake news da qual foi vítima. O caso tem gerado revolta no Twitter, onde internautas estão apontando perfis de celebridades como os responsáveis por disseminar informações falsas sobre a jovem.
Contextualizando, Jéssica era uma mulher anônima até ter sua identidade roubada nas redes sociais. Seu nome e imagem foram utilizados em prints falsos de uma conversa com o humorista Whindersson Nunes, que nunca aconteceu. No início da semana, começaram a circular nas redes sociais prints em que o youtuber parecia estar flertando com uma jovem chamada Jéssica.
Na suposta conversa, a mulher demonstrava receio em corresponder às investidas do famoso, devido à sua origem humilde. Os posts foram propagados por perfis de celebridades como “O Garoto do Blog” e “Choquei”, que possuem milhões de seguidores nas redes sociais. Jéssica passou a ser acusada de divulgar a falsa conversa com o influenciador famoso para ganhar fama.
No entanto, Whindersson Nunes veio a público afirmar que jamais conheceu a mulher retratada nos prints da conversa, esclarecendo que tudo não passava de uma montagem. Logo em seguida, Jéssica Vitória, que estava ausente das redes sociais, criou um perfil no Instagram para explicar que também havia sido vítima dessa fake news.
Em um desabafo emocionante, a jovem afirmou estar passando por momentos delicados em sua saúde e deixou claro que não teve qualquer envolvimento na criação das falsas conversas com Whindersson ou na divulgação delas em perfis de celebridades, como estava sendo acusada. Seu pronunciamento foi publicado em seu perfil no Instagram cerca de três dias antes de sua trágica morte.
Após a enorme repercussão em torno do falecimento de Jéssica, internautas indignados começaram a cobrar os responsáveis pelos perfis de celebridades nas redes sociais que espalharam a notícia falsa. Foi então que descobriram que Raphael Sousa, criador do perfil “Choquei”, teria ironizado o texto explicativo da jovem.
Em um comentário feito em perfis de celebridades que compartilharam o pronunciamento de Jéssica, o empresário zombou: “Avisa para ela que a redação do ENEM já passou. Pelo amor de Deus!”. Esse comentário tem sido amplamente debatido nos comentários das postagens do perfil “Choquei” nas redes sociais.
Eu não sou de me meter nesses assuntos mas a @choquei apagou os 2 posts sobre o caso do sucídio da menina que teve as mensagens vazadas falsamentes por eles
Nos stories onde ela tenta desmentir as páginas, há 3 dias atras, foi issso que o dono da choquei comentou: pic.twitter.com/pwouwi6GSC
— Maicon Küster (@maiconkusterk) December 23, 2023
Esse aqui é o texto que a Jessica (menina que se mat*) postou há 3 dias pra tentar desmentir as páginas (Choquei, Garoto do Blog e essas merdas) que postaram os prints falsos da ‘conversa’ com Whindersson.
Aquele ali é o comentário do dono da Choquei sobre esse texto. pic.twitter.com/WEbMEQwhmX
— Otavio (@otavi0XI) December 22, 2023