Fernando Haddad juntamente com o governo quer tributar o mercado de jogos electrónicos e desportivos para compensar as perdas com as alterações anunciadas na tabela do Imposto sobre o Rendimento, disse o Ministro das Finanças, Fernando Haddad.
“Vou regulamentá-lo”. Reajustámos a tabela do imposto sobre o rendimento, e esta tem uma pequena perda. Compensaremos com impostos sobre estes jogos electrónicos que não pagam impostos, mas tiram uma fortuna do país”, disse.
Segundo ele, a ideia é regular esta questão em março. “O jogo em todo o mundo é tributado”, acrescentou ele.
Fernando Haddad informou que o Ministério das Finanças ainda está a fazer os cálculos de quanto é possível cobrar com este imposto, mas que seria “na ordem dos milhares de milhões” de reais. “Não muitos [bilhões], mas alguns”, declarou ele.
No mês passado, o Presidente Lula da Silva anunciou o aumento do intervalo de isenção do imposto sobre o rendimento, dos atuais R$1.903,98 para R$2.640.
Segundo o Secretário da Receita Federal, Robinson Barreirinhas, mais de 13 milhões de pessoas deixarão de pagar Imposto sobre o Rendimento (IR) a partir de maio, devido a esta medida. Este número representa cerca de 40% de todos os contribuintes.
Com a proposta, o governo deixará de cobrar 3 milhões de reais este ano, considerando que a medida entrará em vigor em maio.
Em 2024, o impacto nas contas será de R $ 6 mil milhões de reais.