Fies recebe inscrições para 67 mil vagas até amanhã
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) recebe inscrições de novos estudantes para o primeiro semestre de 2025 até às 23 horas e 59 minutos (no horário oficial de Brasília) desta sexta-feira (07/02). O programa federal financia as mensalidades dos estudantes do ensino superior em instituições privadas de ensino superior. Agora, estão sendo oferecidas 67.301 vagas em todo o país.
No processo seletivo, 50% das vagas serão reservadas a estudantes com renda familiar por pessoa de até meio salário-mínimo e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) em situação de ativos, entre eles beneficiários do programa Bolsa Família.
Os interessados devem se inscrever no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (CLIQUE AQUI). É preciso fazer o login com a conta do site ou aplicativo de serviços digitais do governo federal, o Gov.br.
Na plataforma, devem ser preenchidos os dados pessoais e a escolaridade. Depois, o candidato deve escolher os três cursos desejados, por ordem de prioridade entre as opções escolhidas. Neste momento de indicação de cada um dos três cursos, devem ser selecionados o estado, município e a instituição de ensino escolhida.
LEIA TAMBÉM: Inscrições abertas em curso gratuito de tecnologia para trabalhar no Polo Industrial de Manaus
Para os pré-selecionados que atenderem às regras do Fies Social, a contratação do financiamento será integral e o governo federal cobrirá até 100% dos encargos educacionais. Para concorrer às vagas do Fies, é preciso ter prestado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em qualquer uma de suas edições a partir de 2010 até a mais recente.
Além disso, o candidato deve ter alcançado, no mínimo, 450 pontos na média aritmética das notas das cinco provas do exame, e a nota na prova de redação precisa ser superior a zero. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado em 18 de fevereiro. Entre 19 e 21 de fevereiro, os estudantes deverão acessar o Fies Seleção para complementar a inscrição para obter o financiamento público das mensalidades em faculdades privadas.
O período de convocação por meio da lista de espera será de 25 de fevereiro a 9 de abril.
Fonte: Segundo a Segundo