Continua após a publicidade..

Fux Inicia Investigação Contra Janones por Suspeita de Rachadinha

STF inicia investigação sobre deputado André Janones acusado de rachadinha: um passo crucial para esclarecimentos sobre prática criminosa

Continua após a publicidade..

O ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) e determinou a abertura de um inquérito para investigar a suposta prática de rachadinha pelo deputado federal André Janones (Avante-MG). A decisão foi tomada nesta segunda-feira (4).

A PGR solicitou que os investigadores ouçam o depoimento de Janones, assim como de assessores e ex-assessores do seu gabinete na Câmara dos Deputados. O pedido foi feito na última sexta-feira (1º) e agora foi autorizado por Fux.

Continua após a publicidade..

O ministro fundamentou sua decisão nos indícios de prática criminosa revelados até o momento, destacando a necessidade de esclarecer a tipicidade, materialidade e autoria dos fatos imputados ao parlamentar. Ele ressaltou que a instauração do inquérito não implica em juízo de procedência ou improcedência dos indícios apresentados, sendo apenas o primeiro passo da investigação.

André Janones é suspeito de se apropriar de parte da remuneração dos seus assessores parlamentares, configurando o conhecido esquema de rachadinha. A denúncia tem como base um áudio divulgado na semana passada, no qual o deputado afirma aos assessores que alguns deles teriam que devolver parte do salário para ajudá-lo a cobrir prejuízos financeiros decorrentes da campanha eleitoral de 2016, quando perdeu a eleição para prefeito de Ituiutaba, em Minas Gerais.

Continua após a publicidade..

No pedido de investigação, a PGR destacou a necessidade de esclarecer se o deputado associou-se aos assessores e ex-assessores com o intuito específico de cometer crimes contra a administração pública, caracterizados pelos repasses sistemáticos ao agente político de parte das remunerações, prática conhecida como rachadinha. A procuradoria também levantou a possibilidade de Janones ter exigido vantagens econômicas indevidas dos assessores e ex-assessores como condição para a manutenção dos cargos.

Dentre os possíveis crimes apontados pela PGR estão associação criminosa, peculato (desvio de recursos públicos) e concussão (exigir vantagens em função do cargo ocupado). Vale ressaltar que na Câmara dos Deputados, André Janones já enfrenta um pedido de cassação do mandato por quebra de decoro parlamentar.

Continua após a publicidade..

A abertura deste inquérito pelo STF representa mais um passo importante na investigação dessas graves acusações envolvendo o deputado André Janones. A sociedade aguarda ansiosamente por respostas claras e uma apuração rigorosa dos fatos, visando garantir a transparência e a justiça em nosso país. Continuaremos acompanhando atentamente o desenrolar desse caso e traremos novas informações assim que disponíveis.

Canal no WhatsApp

Receba Notícias em primeira mão!

Continua após a publicidade..
Participe do nosso Canal pelo WhatsApp

Veja também!

Últimas notícias

EMPRESA CONTRATA ENCARREGADO DE SERVIÇOS DIVERSOS

Continua após a publicidade.. EMPRESA CONTRATA ENCARREGADO DE SERVIÇOS DIVERSOS Continua após...

Últimas notícias

VEJA 180 OPORTUNIDADES DE EMPREGO DO SINE AM PARA ESTA SEXTA-FEIRA (23) 

Continua após a publicidade.. VEJA 180 OPORTUNIDADES DE EMPREGO DO SINE AM...

EmpregosÚltimas notícias

INSS vai chamar mais pessoas aprovadas no concurso público; leia detalhes

Continua após a publicidade.. O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) se...

EmpregosÚltimas notícias

Emprego no Sine: Veja 354 vagas em seleção para esta quinta-feira (22)

Continua após a publicidade.. As agências do Sine em Manaus estão ofertando...

EmpregosÚltimas notícias

Processo seletivo do Senac oferece emprego em Manaus

Continua após a publicidade.. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) Manaus...

EmpregosÚltimas notícias

Com bolsas de R$1 mil, Caixa inicia inscrição para estágio

Continua após a publicidade..   A Caixa Econômica Federal segue com inscrições...