Continua após a publicidade..

Grupo Parlamentar Brasil-Israel e oposição criticam declaração de Lula

O Grupo Parlamentar Brasil-Israel e a oposição ao governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticaram, neste domingo (18/2), a declaração do petista contra os ataques israelenses à Faixa de Gaza.

“O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existe em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu: quando o Hitler resolveu matar os judeus”, afirmou Lula, em entrevista coletiva na Etiópia.

Lula foi questionado sobre o corte de financiamento de países ocidentais à agência da Organização das Nações Unidas (ONU) que presta auxílio aos refugiados palestinos, a UNRWA.

“Quando eu vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar a contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual é o tamanho da consciência política dessa gente?”, questionou o petista.

Continua após a publicidade..

Continua após a publicidade..


0

O Grupo Parlamentar Brasil-Israel chamou de “tendenciosas e desonestas” as declarações do presidente Lula. “Declarações inconsequentes como esta, e outras nos últimos dias, mostram o desconhecimento histórico e a falta de equilíbrio para presidir o nosso país, reconhecido historicamente como uma nação negociadora da paz”, destacou o grupo.

A nota do Grupo Parlamentar Brasil-Israel é assinada pelo presidente do colegiado, o senador Carlos Viana (Podemos-MG).

O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), usou a rede social X, antigo Twitter, para condenar as declarações de Lula. “Causa extrema indignação a desastrosa fala do presidente Lula, ao comparar o conflito na Faixa de Gaza ao Holocausto nazista. Trata-se de um desrespeito absoluto ao povo de Israel e mostra o quanto Lula está desconectado com a realidade do país e do mundo”, escreveu o político.

“Relativizar o Holocausto, onde judeus eram incinerados ou mortos em câmaras de gás, é querer reescrever um dos capítulos mais terríveis da história mundial”, completou Caiado.

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) chamou de “vergonhoso” a comparação realizada entre os ataques de Israel à morte de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

“Presidente Lula, comparar o holocausto à reação militar de Israel aos ataques terroristas que sofreu é vergonhoso. O holocausto é incomparável e não pode ser naturalizado nunca. Em nome dos brasileiros, pedimos desculpas ao mundo e a todos os judeus”, destacou o presidente do Progressistas.

Powered by WPeMatico

Continua após a publicidade..
Canal no WhatsApp

Receba Notícias em primeira mão!

Participe do nosso Canal pelo WhatsApp

Veja também!

BrasilisraelLulaPaulo Pimenta

Pimenta rebate Israel e diz que Brasil condenou terrorismo do Hamas

O ministro das Comunicações, Paulo Pimenta (PT), rebateu o chefe da Defesa...

abelhasBrasilSão Paulo

Enxame de abelhas mata carteiro no litoral de São Paulo

Um enxame de abelhas matou um carteiro em Bertioga, no litoral paulista,...

AtropelamentoBrasilGoiásmenino

Menino morre atropelado por caminhão enquanto cavalgava com o pai

Goiânia – Um menino de 11 anos morreu após ser atingido por...

BrasilLulaRicardo LewandowskiRio Grande do Norte

Mossoró: Lewandowski diz que ainda não é possível falar em conivência

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, que está em...

Acidente de trânsitoBrasilParanáTrem

Trem descarrila ao colidir com carreta e invade casa no Paraná

Neste domingo (18/2), um trem descarrilou e atingiu uma residência em Rolândia,...