Os parques, pátios escolares e calçadas da cidade de Nova York surgiram repentinamente em faixas brilhantes de amarelo nos últimos dias, quando milhões de narcisos ganharam vida na Big Apple.
O Daffodil Project é uma extensa homenagem municipal às vítimas dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001.
Ele silenciosamente se tornou o que o ex-comissário de parques da cidade de Nova York, Adrian Benape, chamou de “o maior memorial vivo do mundo”.
NESTE DIA HISTÓRICO, 27 DE MARÇO DE 1912, PLANTADAS CEREJEIRAS EM WASHINGTON DC, PRESENTE DO POVO DE TÓQUIO
As impressionantes flores da primavera agora somam mais de 8 milhões de narcisos, cerca de uma flor para cada homem, mulher e criança que vive na maior cidade da América.
Os narcisos são cobiçados há séculos por seu apelo requintado. Eles também são conhecidos por seu gênero, Narciso, em homenagem ao caçador da mitologia grega famoso por sua beleza inigualável.
A beleza das plantas perenes frequentemente (mas nem sempre) cor de limão é igualada apenas por sua robustez.
Os narcisos florescem ano após ano em condições ainda muito frias e duras para a maioria das outras flores.
“Os narcisos são a flor perfeita para representar a resiliência dos nova-iorquinos”, disse Benape, agora presidente do Jardim Botânico do Brooklyn, à Fox News Digital em entrevista esta semana.
“Os narcisos são incrivelmente fortes e resistentes. Eles continuam voltando, assim como os nova-iorquinos.” — Adrian Benape, ex-comissário dos Parques de Nova York
“Eles simbolizam que, mesmo que coisas terríveis como o 11 de setembro aconteçam, a vida continua. Somos lembrados e revigorados pelo primeiro grande show de flores da primavera.”
A floração precoce é um dos primeiros sinais de que o inverno acabou nas cidades do norte, numa época em que a maioria das árvores ainda está sem botões.
O tributo vivo à angústia sofrida pelos Estados Unidos e por toda a humanidade começou com um ato de extraordinária bondade do exterior quando as torres do World Trade Center queimaram em Lower Manhattan, a tragédia em tempo real na televisão horrorizando pessoas ao redor do mundo.
“Cara Sra. Miller: Por favor, perdoe-me por incomodá-la hoje”, escreveu o produtor holandês Hans Van Waardenburg, da B&K Flowerbulbs, na Holanda, ao renomado designer de jardins públicos da cidade de Nova York, Lynden Miller, em 11 de setembro de 2001.
CONHEÇA O AMERICANO QUE PLANTOU A PRIMEIRA FAZENDA DE ÁRVORES DE NATAL: EMPREENDEDOR WV MCGALLIARD DE NOVA JERSEY
“Com este fax, quero expressar minhas sinceras condolências pelo que aconteceu hoje ao seu país e à cidade de Nova York em particular. Todo o povo americano – e meus amigos em particular – estarão em minhas orações.”
“Queríamos narcisos colocados em todos os cantos da cidade, em lugares que não viam cor há anos.” —Linden Miller
Comovido com a carta sincera, Miller enviou uma resposta manuscrita a Van Waardenburg no dia seguinte.
“Tenho uma ideia de que poderíamos plantar bulbos por toda a cidade em memória disso em todos os parques. Você acha que os produtores de bulbos holandeses doariam algum?”
A resposta dos floricultores da Holanda à cidade que seus ancestrais fundaram como Nova Amsterdã em 1624 foi impressionante.
Cerca de 1 milhão de bulbos de narciso chegaram à cidade de Nova York semanas depois em um dos próximos navios da Holanda, disse Miller à Fox News Digital.
“Amarelo é a cor da lembrança”, disse ela. “Queríamos que eles fossem colocados em todos os cantos da cidade, em lugares que não viam cor há anos.”
JOANINHAS LARANJAS E O SIGNIFICADO ESPIRITUAL POR TRÁS DO INSETO: O QUE SABER
Dezenas de milhares de voluntários em todos os cinco distritos da cidade de Nova York plantaram os bulbos naquele outono.
Os brilhantes narcisos dourados começaram a florescer pela cidade na primavera seguinte.
Nos anos seguintes, os voluntários plantaram milhões de bulbos de narcisos. A reprodução natural aumentou sua proliferação pela cidade.
Benape estima que pode haver até 10 milhões de narcisos florescendo em Nova York agora ou nos próximos dias.
“Ver esse tipo de choque repentino de cores tão brilhante é realmente especial”, disse Emily Walker, que supervisionou o Daffodil Project por quase uma década como ex-diretora de programas do New Yorkers For Parks, à Fox News Digital.
BOA SORTE ANOS! POR QUE O louva-a-deus, a borboleta e a joaninha são considerados para trazer coisas boas
Walker foi às lágrimas na manhã de segunda-feira quando viu que as flores haviam desabrochado no fim de semana em frente a uma escola pública no East Harlem. Ela e voluntários locais plantaram bulbos no pátio da escola em 2016.
“Estou tão animado para vê-los novamente. Eu adoro isso. É algo que espero ansiosamente a cada ano.”
Os narcisos podem ser vistos nas próximas semanas em lugares óbvios e não tão óbvios na cidade de Nova York.
Eles florescem na grandiosidade do mundialmente famoso Central Park em Manhattan e em refúgios de bairro como o Chief Dennis Devlin Park no Bronx, que leva o nome de um heróico bombeiro do FDNY morto em 11 de setembro – e em inúmeros locais em entre.
“Os narcisos estão nas estradas, nas fossas das árvores, em frente aos bombeiros e nas delegacias de polícia”, disse Benape.
“Eles são incrivelmente fortes e resilientes. Eles continuam voltando, assim como os nova-iorquinos.”