A Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Minas Gerais (OAB-MG) teve uma iniciativa simbólica e pioneira ao nomear um cão da raça Shih-Tzu, Beethoven Fernandes Moreira, para o cargo de Diretor Estadual da Coordenadoria Fiscal de Combate aos Maus-Tratos – uma iniciativa para lutar contra maus trato dos animais. A designação foi publicada na Portaria 22/2023 e assinada pela Presidente da Comissão de Direito Animal (CDA) da OAB-MG, Fernanda Moraes de São José.
Beethoven Fernandes Moreira, de 3 anos, foi escolhido por ter sofrido um acidente em um pet shop que o fez perder o olho esquerdo. Sua tutora, Idamara Fernandes Oliveira, que é diretora fiscal de Direito Animal da OAB-MG, contou que o incidente ocorreu em maio de 2022, quando o cão foi levado a um pet shop de Ipatinga, no Vale do Aço, para tomar banho. Ao ser buscado, ele estava ensanguentado e sem o olho esquerdo.
Com a iniciativa da OAB-MG, Beethoven tornou-se um símbolo de luta contra o maus trato dos animais. A nomeação foi um passo para que outras entidades e órgãos governamentais acabem com os maus-tratos contra animais.
A proprietária do espaço confirmou à época que algo inesperado aconteceu, mas não conseguiu explicar o que teria ocorrido. O caso foi encaminhado à Justiça para investigação. Até o momento, não há informações sobre o desfecho da investigação.