Continua após a publicidade..

Operação Contra Tráfico de Drogas Mira Renato Cariani, Influenciador Fitness de Destaque

Operação Hinsberg: PF ataca tráfico de drogas e desvio de produtos químicos com ação contra influenciador fitness e indústria química

Continua após a publicidade..

A Polícia Federal deflagrou nesta terça-feira (12) uma operação para combater o tráfico de drogas e o desvio de toneladas de produtos químicos utilizados na produção de crack. A droga, que tem um alto valor no mercado, está avaliada entre US$ 3 mil e US$ 5 mil por quilo.

Os agentes estão cumprindo 18 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Minas Gerais e Paraná. O principal alvo da operação é a Anidrol, uma indústria química sediada em Diadema, na Grande São Paulo, que tem como um dos donos o influenciador fitness Renato Cariani, conhecido por suas dicas de exercícios físicos e dietas nas redes sociais.

Continua após a publicidade..

Renato Cariani, que possui mais de 7,2 milhões de seguidores no Instagram, também está sendo alvo das buscas. Nas redes sociais, ele se apresenta como professor de química e educação física, além de fisiculturista, atleta profissional, empresário e youtuber. O influenciador costuma compartilhar fotos ao lado de celebridades e em viagens por destinos turísticos renomados.

A investigação teve início em 2022 após uma farmacêutica multinacional informar à Polícia Federal que havia recebido notificações da Receita Federal sobre notas fiscais faturadas em seu nome, com pagamento em dinheiro e não declaradas. A empresa afirmou que nunca adquiriu os produtos em questão e que desconhecia os fornecedores e depositantes mencionados nas notas fiscais.

Continua após a publicidade..

Com base nessas informações, a PF descobriu que o grupo investigado emitiu e faturou notas fiscais fraudulentas em nome de três grandes empresas: AstraZeneca, LBS e Cloroquímica. O esquema criminoso utilizava empresas licenciadas e laranjas para realizar depósitos em espécie, como se fossem funcionários das multinacionais, a fim de adquirir os produtos químicos necessários para a produção de crack.

Ao todo, foram identificadas 60 transações dissimuladas relacionadas à atuação dessa organização criminosa, totalizando aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos. De acordo com a Polícia Federal, essa quantidade seria suficiente para produzir mais de 19 toneladas de cocaína e crack prontos para consumo.

Continua após a publicidade..

As pessoas envolvidas nesse esquema responderão pelos crimes de tráfico equiparado, associação para fins de tráfico e lavagem de dinheiro. As penas podem chegar a mais de 35 anos de prisão. A operação, batizada de Hinsberg em referência ao químico Oscar Hinsberg, ocorre em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público de São Paulo e a Receita Federal.

Até o momento, nem a empresa Anidrol nem o influenciador Renato Cariani se pronunciaram sobre as acusações. A investigação continua em andamento e novas informações serão divulgadas conforme o avanço das apurações.

Continua após a publicidade..

Canal no WhatsApp

Receba Notícias em primeira mão!

Participe do nosso Canal pelo WhatsApp

Veja também!

EmpregosÚltimas notíciasUncategorized

Processo seletivo para vagas de Vendedora em Shopping

Continua após a publicidade.. Olá, gostaríamos de dar algumas informações: Somos apenas...

Últimas notícias

GAIA CONSULTORIA CONTRATA AUXILIAR DE PRODUÇÃO

Continua após a publicidade.. GAIA CONSULTORIA CONTRATA AUXILIAR DE PRODUÇÃO Continua após...

Últimas notícias

IEL Amazonas abre 23 vagas para estágio

Continua após a publicidade.. IEL Amazonas abre 23 vagas para estágio O...

Últimas notícias

Grupo Queiroz inaugura nova loja voltada para o atendimento no atacado

Continua após a publicidade..   Manaus (AM) — O Grupo Queiroz inaugurou...

Últimas notícias

Visteon Brasil recruta candidatos para Estagiário de Engenharia de Produção

Continua após a publicidade.. Visteon Brasil Se você deseja se tornar Estagiário...

Últimas notícias

Sine Manaus oferta 307 vagas de emprego nesta quinta-feira, 29/2

Continua após a publicidade.. Sine Manaus oferta 307 vagas de emprego nesta...

Últimas notícias

A SC Johnson está selecionando profissionais para atuar na área da Manufatura. Confira as Oportunidades!

Continua após a publicidade.. Fábrica SC Johnson OPERADOR TÉCNICO Manufatura Continua após...