[ad_1]
Quando falamos sobre edição de vídeos, uma das primeiras ideias é a de que se trata de uma tarefa difícil e que requer conhecimentos aprofundados. Embora alguns recursos sejam, de fato, complexos, boa parte das ferramentas são fáceis de usar, especialmente se conhecemos os programas certos.
Um elemento que corta a dificuldade pela metade é o aspecto online. Na prática, isso significa que todas as ferramentas de edição de vídeo são encontradas na internet, sem que o usuário precise baixar um programa. Com a maior acessibilidade, mesmo pessoas sem experiência conseguem editar vídeos.
Para esse texto nós selecionamos uma lista com os 5 principais editores de vídeo online. Em seguida, pegamos o melhor dentre eles e elaboramos um pequeno tutorial. A ideia é que você não somente encontre o programa ideal, mas também consiga editar vídeos de maneira ágil e simples.
5 melhores editores de vídeo online
Se procurarmos por editores de vídeo online no Google ou outra ferramenta de busca, uma série de opções são fornecidas. Nós selecionamos as 5 mais interessantes (CapCut, Youtube, Clideo, Clipchamp e 123Apps), com base nas funcionalidades e na facilidade de acesso de cada site aos seus usuários.
CapCut Online
O CapCut Online é um editor de vídeo online que conta com as principais ferramentas. Embora os vídeos sejam a sua especialidade, é interessante mencionar que o CapCut Online também pode ser usado para editar imagens e áudios, o que o torna um programa de edição multimídia.
Dentre as ferramentas de edição de vídeo, vale destacar a conversão de texto em voz, remoção e substituição de fundo, produção de legendas automáticas (tanto para voz quanto para músicas), redimensionamento de vídeos (em especial, 9:16, 16:9 e 1:1) e recorte de trechos de áudio e vídeo.
Além disso, o CapCut Online tem funcionalidades que usam tecnologias de inteligência artificial, as quais detectam elementos visuais automaticamente. Essas e outras funções facilitam tarefas de edição, dispensando a necessidade de selecionar manualmente fundo de imagens e faixas de áudio.
YouTube
Nem todas as pessoas sabem, mas o Youtube possui algumas ferramentas básicas de edição de vídeo, as quais se focam em modificar aspectos dos vídeos publicados pelos usuários na rede. As ferramentas fazem parte do “Youtube Studio” e estão disponíveis para criadores que buscam opções simples.
Clideo
O Clideo é um site de edição de vídeos com ferramentas como compressão de arquivos, legendas, redimensionamento, corte de bordas e alteração de velocidade. Ao finalizar uma edição, é possível exportar o vídeo em 480p ou 720p gratuitamente, com a presença de uma marca d’água.
Clipchamp
O Clipchamp é a ferramenta de edição de vídeos desenvolvida pela Microsoft. Apesar disso, o programa não vem automaticamente nos computadores que utilizam o sistema operacional Windows, precisando ser baixada separadamente. Ao mesmo tempo, o Clipchamp conta com uma versão online.
123Apps
123Apps é o nome de uma plataforma que agrega diferentes ferramentas, incluindo aquelas para a edição de vídeos. Algumas funcionalidades notáveis são a gravação de tela, mesclagem de vídeos, remoção de logotipos, loop e alteração de volumes e velocidades dos arquivos enviados.
Como editar vídeos com o CapCut Online?
Para editar vídeos com o CapCut Online, tudo o que você precisa é de um dispositivo com acesso à internet. Por se tratar de um programa online, não é preciso se preocupar com compatibilidade de download ou instalação. Basta abrir o navegador de internet e seguir o passo a passo abaixo!
Acesse o site e crie uma conta
Ao acessar o site do editor de vídeo grátis CapCut Online, você precisará criar uma nova conta. Para isso, as únicas informações necessárias são um e-mail válido (que deverá confirmar em seguida) e uma senha. O cadastro serve para salvar os seus rascunhos, projetos e mídias enviadas para edição.
É possível também conectar automaticamente a sua conta com um perfil no Facebook, TikTok ou Google. Nesse caso, além de poupar uma etapa (criar a conta), isso também permitirá que publique os vídeos editados diretamente nessas plataformas, sem que seja preciso salvá-los no dispositivo.
Envie os seus vídeos
Para editar seus vídeos no CapCut Online, será preciso enviá-los ao site. Isso pode ser feito clicando no botão de carregamento ou arrastando o arquivo. O programa é compatível com todos os principais formatos de vídeo, como MOV, MP4, WMV e outros. Extensões de áudio e foto também são aceitas.
Caso você não tenha vídeos para enviar e deseje somente aprender como o programa funciona, é possível encontrar algumas mídias pré-existentes na biblioteca local do CapCut. Se, por outro lado, preferir enviar vídeos do Youtube ou de outras redes, será necessário que baixe as mídias desses sites.
Explore as ferramentas
Como mencionamos antes, o CapCut Online conta com as principais ferramentas necessárias para a edição de vídeos online. A fim de descobrir todas elas, não tenha medo de “fuçar” nas funções do site. Quanto mais você mexer e testar recursos, maiores serão as chances de encontrar o que procura.
No caso do removedor de fundo de vídeo, uma das principais ferramentas do CapCut online, ela funciona com o auxílio de tecnologias de inteligência artificial. Ao enviar uma mídia para edição, você poderá encontrar a funcionalidade de remover o background em uma coluna do lado direito da tela.
Salve rascunhos
Quando você começa a editar um vídeo no CapCut Online, o site automaticamente salva o projeto no qual está mexendo. Caso a sua internet caia ou você feche a janela (acidentalmente ou não), quando voltar a abrir o site encontrará o projeto inacabado, com as mídias que enviou anteriormente.
Ao selecionar o rascunho, você poderá continuar a edição prévia. O mesmo vale para projetos que já concluiu e exportou, o que facilita a tarefa de realizar alterações, se perceber que esqueceu de algo. Em todos os casos, os arquivos originais não são alterados pelo CapCut Online de nenhuma maneira.
Exporte o vídeo finalizado
Assim que o trabalho for concluído, você poderá exportar o vídeo de diferentes formas. As duas principais são o download e a publicação nas redes sociais. Na primeira, o vídeo é baixado no dispositivo. Na segunda, você o posta na conta do Facebook ou TikTok que usou para se conectar.
É possível também compartilhar o resultado para contatos específicos, o que é útil caso se trate de um projeto profissional. Aqui vale a mesma coisa que falamos no link anterior: o rascunho do projeto é mantido e você pode alterá-lo e exportá-lo em diferentes versões, quantas vezes quiser.
E essas são somente as funções de edição de vídeo do CapCut Online. Caso deseje editar fotos, basta selecionar a opção “criar nova imagem”, encontrada logo quando acessa o site do programa. A edição de imagens adequa os resultados de acordo com o formato mais indicado para cada rede social.
O melhor de tudo é que o CapCut Online pode ser utilizado em conjunto com outros sites, programas e ferramentas, de acordo com as necessidades de edição de cada pessoa. Com o tempo, mesmo usuários com pouca experiência perceberão diferenças notáveis na qualidade dos vídeos produzidos.
[ad_2]
Source link