Continua após a publicidade..

Risco de Queda de Internet no Brasil por Projeto de Usina em Fortaleza Causa Polêmica – Saiba Mais!

Usina de Dessalinização em Fortaleza: Conflito entre necessidade de água potável e riscos à internet do Brasil

O projeto de construção de uma usina de dessalinização para abastecer a população de Fortaleza está gerando divisões entre o governo do Ceará e empresas do setor de internet. A proposta, que ainda não saiu do papel, tem como local previsto a Praia do Futuro, famosa por seu turismo.

A localização da usina é considerada estratégica, pois a Praia do Futuro abriga um hub – um ponto central de conexão de cabos submarinos que ligam o Brasil a outras regiões do mundo, como África, Europa e América do Norte e Central. Segundo o Ministério das Comunicações, cerca de 90% do tráfego de internet no país passa por esse ponto.

No entanto, as empresas do setor argumentam que a instalação da usina na região pode representar riscos para os cabos submarinos, podendo causar interrupções no serviço de internet em todo o país. Em caso de ruptura da infraestrutura, levaria cerca de 40 a 50 dias para restabelecer o serviço.

Luiz Henrique Barbosa, da Associação de Prestadores de Serviços de Telecomunicações, alerta para o impacto que uma falha na infraestrutura poderia causar na região dos hubs. Ele ressalta que não se trata apenas de uma subestação, mas sim diversas subestações na área.

Continua após a publicidade..

Por outro lado, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará, responsável pelo projeto, afirma que o ponto de captação da água do mar foi deslocado para uma área a mais de 500 metros dos cabos submarinos. A empresa de saneamento assegura que não há riscos envolvidos.

Continua após a publicidade..

Neuri Freitas, presidente da Companhia de Água e Esgoto do Ceará, destaca que todos os sistemas, como cabos, gás, água, esgoto e rede elétrica, já funcionam harmoniosamente na região. Além disso, a tubulação da usina será instalada a uma profundidade superior a seis metros, o que minimiza possíveis interferências com as tubulações já existentes.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..

A construção e operação da usina serão realizadas por meio de uma parceria público-privada, envolvendo três empresas – duas do Ceará e uma da Espanha. O investimento total será de R$ 3,1 bilhões em um contrato de 30 anos, e a usina terá capacidade para tratar água para mais de 700 mil moradores de Fortaleza.

O governo do Ceará aguarda a licença da Superintendência Estadual de Meio Ambiente para dar início à obra. Enquanto isso, há um impasse sobre a necessidade de transferir a localização da usina. A Anatel recomenda que ela seja construída em outro local, garantindo a preservação dos cabos submarinos e evitando impactos na comunicação no Brasil. No entanto, o governo estadual argumenta que essa mudança encareceria o projeto e, consequentemente, a tarifa da água.

A decisão final sobre o destino do projeto ainda está pendente, e a expectativa é de que seja encontrada uma solução que concilie os interesses das empresas de internet e a necessidade de fornecer água potável para a população de Fortaleza.

Continua após a publicidade..
Continua após a publicidade..
Canal no WhatsApp

Receba Notícias em primeira mão!

Participe do nosso Canal pelo WhatsApp

Veja também!

EmpregosÚltimas notíciasUncategorized

Operador de Estacionamento – Indigo – Manaus

Operador de Estacionamento – Indigo – Manaus   Responsável pela vaga: Indigo...

EmpregosÚltimas notíciasUncategorized

ICMBio promove novo edital de Processo Seletivo na RESEX Médio Juruá

ICMBio promove novo edital de Processo Seletivo na RESEX Médio Juruá  ...

EmpregosÚltimas notíciasUncategorized

Assistente de Marketing – Check Up Hospital – Manaus

  Assistente de Marketing – Check Up Hospital – Manaus   Responsável...

EmpregosÚltimas notíciasUncategorized

Fundacentro seleciona agentes de Economia Popular no AM, com salário de R$3,9 mil

A Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro)...