STF forma maioria e derruba lei que proíbe linguagem neutra em escolas, Veja!

O Plenário Virtual do Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria de seis votos nesta quinta-feira, 9, para derrubar uma lei estadual de Rondônia que proibia o uso da linguagem neutra na grade curricular, material didático de instituições de ensino públicas e privadas e editais de concursos públicos.

Até o momento, votaram por considerar a lei inconstitucional o relator do caso, ministro Edson Fachin, acompanhado pelos ministros Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Dias Toffoli e Luís Roberto Barroso. Com essa decisão, as instituições de ensino agora podem usar a linguagem neutra como forma de promover a igualdade de gênero e o respeito à diversidade.

Nesta sexta-feira (10), o julgamento sobre a lei em questão ocorre até às 23h59. Devido às restrições impostas pela pandemia, o julgamento será realizado no plenário virtual, o que significa que os ministros apenas apresentarão seus votos sem debate. Se houver um pedido de vista, o julgamento será suspenso. Por outro lado, se houver um pedido de destaque, o caso será encaminhado ao plenário físico da Corte.

A ação judicial é encabeçada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino (Contee), que alega que a lei em questão contém preconceitos e intolerâncias incompatíveis com a ordem democrática e com os valores humanos. Caso reconhecida a validade do pedido, o STF pode proibir a lei alvo da ação e impedir que outras leis similares sejam aprovadas em outros Estados.

Canal no WhatsApp

Receba Notícias em primeira mão!

Participe do nosso Canal pelo WhatsApp

Veja também!

EmpregosÚltimas notíciasVaga

Nova oportunidade para de emprego para Técnico de Enfermagem – Clínica Médica

TEMOS VAGAS Venha fazer parte do Grupo! Técnico de Enfermagem – Clínica...