Estados Unidos advertem Coreia do Norte sobre ataques nucleares, e ameaçam pôr fim ao regime de Kim Jong-un
Em um comunicado conjunto divulgado neste sábado (16), os Estados Unidos e a Coreia do Sul alertaram a Coreia do Norte de que qualquer ataque nuclear contra os EUA ou seus aliados será considerado inaceitável e resultará no fim do regime de Kim Jong-un.
O comunicado reforça ainda que qualquer agressão da Coreia do Norte contra a Coreia do Sul será respondida com uma retaliação rápida, esmagadora e final por parte dos Estados Unidos.
Na sexta-feira (15), o segundo grupo consultivo nuclear entre EUA e Coreia do Sul se reuniu em Washington para discutir estratégias de dissuasão nuclear. Essa iniciativa faz parte de um compromisso entre as duas nações para compartilhar informações sobre planejamento em caso de conflito com a Coreia do Norte.
Pyongyang tem desenvolvido e testado uma série de mísseis balísticos capazes de atingir alvos na Coreia do Sul, Japão e até mesmo no território continental dos Estados Unidos.
Kim Tae-hyo, vice-conselheiro nacional de segurança da Coreia do Sul, afirmou na sexta-feira que a Coreia do Norte pode realizar um teste com míssil balístico intercontinental neste mês. Esse tipo de teste é considerado uma ameaça nuclear, pois esses mísseis têm capacidade para transportar ogivas.
O terceiro encontro do grupo consultivo nuclear entre EUA e Coreia do Sul está previsto para ocorrer em solo sul-coreano em 2024. Essa parceria visa fortalecer ainda mais a cooperação entre os dois países no enfrentamento das ameaças nucleares da Coreia do Norte.