Na última quarta-feira (13), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), teve a oportunidade de encontrar o Papa Francisco durante sua visita a Roma. Durante o encontro, Zema entregou ao Sumo Pontífice algumas lembranças e aproveitou para destacar a luta dos mineiros pela liberdade.
Em resposta a uma brincadeira feita pelo Papa, na qual ele afirmou que os mineiros evitam a guerra, mas uma vez em conflito, não querem sair da luta, Zema respondeu enfaticamente: “Lutamos pela nossa liberdade. Na nossa bandeira está escrito em latim: liberdade“.
Além das palavras, o governador também presenteou Francisco com uma palma barroca, uma peça de artesanato produzida na cidade de Sabará, na Região Metropolitana, e com um café originário da cidade de Campos Altos, no Alto Paranaíba.
Zema aproveitou a viagem à Itália para participar de uma vistoria da Superestrada Pedemontana Veneta, que está sendo construída pela empresa INCS S.P.A. Curiosamente, essa mesma empresa foi a vencedora de um processo de licitação em Minas Gerais para construir, operar e manter o Rodoanel Metropolitano da Grande Belo Horizonte.
Essa visita também foi uma oportunidade para estreitar laços com a Itália, que é o segundo país que mais investe em Minas Gerais. Zema ressaltou a importância dessa parceria e mencionou um exemplo concreto: a empresa Fassa Bortolo, que possui sua única filial fora da Europa em Matozinhos, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, anunciou um investimento de R$ 35 milhões no Estado.
Além da Itália, o governador também tem planos de visitar a Áustria como parte de um roteiro para atrair investimentos para Minas Gerais. A viagem se encerra na próxima sexta-feira (15), e espera-se que traga resultados positivos para o desenvolvimento econômico do Estado.
Essa visita ao Papa Francisco e as ações em busca de parcerias internacionais demonstram a determinação do governador Romeu Zema em promover o crescimento e o progresso de Minas Gerais. Com iniciativas como essa, é possível ampliar os investimentos e fortalecer a economia do Estado, gerando mais empregos e oportunidades para os mineiros.