O Tottenham perdeu a chance de subir para o terceiro lugar na Premier League depois que o pênalti de James Ward-Prowse nos acréscimos deu ao Southampton um empate dramático por 3 a 3. Os Spurs pareciam prestes a conquistar os três pontos no St Mary’s, depois que os primeiros gols de Pedro Porro e Ivan Perisic foram imprensados pelo 23º gol de Harry Kane na campanha.
A equipe de Ruben Selles, que está na parte inferior da tabela, marcou apenas duas vezes nas cinco partidas anteriores, mas mostrou a mesma luta que os levou recentemente a tirar pontos do Chelsea e do Manchester United para recuperar de uma desvantagem de 3 a 1 para aumentar suas esperanças de sobrevivência. .
O pênalti tardio de Ward-Prowse, depois que Pape Sarr fez falta a Ainsley Maitland-Niles na área, somou-se aos esforços de Che Adams e Theo Walcott no segundo tempo para dar ao Saints uma parte dos despojos.
O Tottenham não mudou desde a vitória sobre o Nottingham Forest, o que significou outra oportunidade para Richarlison, mas ele deixou o campo após cinco minutos com uma lesão para ver sua temporada infeliz dar outra guinada para o pior.
O Santos foi obrigado a fazer uma substituição logo depois, com Armel Bella-Kotchap forçado a sair devido a uma lesão no braço direito e os donos da casa já deveriam estar na frente a essa altura. Adams disparou de perto no terceiro minuto após um remate de Ward-Prowse, depois de Stuart Armstrong ver um remate rasteiro bloqueado por Clement Lenglet.
Após uma abertura de stop-start em St Mary’s, a disputa se acalmou com o Southampton dominando a posse de bola, mas os visitantes continuaram a criar as melhores oportunidades e Porro conseguiu duas boas aberturas.
Não demorou muito para que a maldição da lesão voltasse, com Jan Bednarek enfrentando um problema na área da costela na marca de meia hora.
Bednarek inicialmente continuou antes de ser forçado a sair e Ben Davies se tornou o quarto substituto forçado do primeiro tempo, quando sofreu uma lesão na perna direita aos 38 minutos.
Enquanto a nova dupla de zagueiros do Saints, Mohammed Salisu e Maitland-Niles, estava se acostumando, o Spurs aproveitou para abrir o placar nos acréscimos do primeiro tempo.
Son Heung-min avistou Porro no espaço da direita e passou a bola no caminho do recruta de janeiro, que tocou e disparou na trave para abrir sua conta para o Tottenham.
Demorou 43 segundos para Adams empatar para o Southampton após o intervalo e se tornar o primeiro atacante do Southampton a marcar na Premier League este ano.
Romeo Lavia separou Lenglet e Perisic com uma bola perfeitamente ponderada para Walcott, que preparou para Adams deslizar para seu 10º gol na temporada em todas as competições.
Ward-Prowse acertou o teto da rede dos visitantes com uma cobrança de falta minutos depois, antes de Kane sinalizar suas intenções ao enviar um chute certeiro por cima após carregar a bola de dentro de seu próprio meio-campo.
O Southampton não deu ouvidos ao aviso e aos 65 minutos jogados, Kane marcou pela sétima vez no St Mary’s.
O substituto Dejan Kulusevski jogou uma bola para a trave, onde Kane cabeceou para seu 23º gol na temporada.
Quando Perisic abriu sua conta pelo Spurs em sua 36ª partida com um meio-voleio contra Gavin Bazunu aos 74 minutos, os pontos pareciam resolvidos para os visitantes.
No entanto, a equipa de Selles tinha outras ideias e Walcott reduziu o défice de Sekou Mara nocauteado três minutos depois para criar um final dramático.
O ex-goleiro do Southampton, Fraser Forster, frustrou Mara à queima-roupa logo depois, mas os anfitriões não se negaram.
O substituto do Tottenham, Sarr, pegou Maitland-Niles na área após um escanteio e Ward-Prowse, que viu seu último pênalti contra o Leicester ser defendido, não cometeu nenhum erro desta vez e disparou para o escanteio para dar ao Southampton um ponto precioso.